By
Adm
•
•
0 Comments
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça
aos que a ouvem.
O relacionamento familiar vai se modificando com os anos de convivência que se passam. As interações interpessoais criam influências que atuam diretamente na forma de ver o mundo e os problemas.
Devemos aprender a ser tolerantes respeitar as diferenças
As conquistas, as alegrias, as vitórias, as perdas, os erros, os fracassos, medos e ansiedade se misturam e formam para cada família um ambiente próprio, específico e peculiar.
Não existe duas famílias iguais, assim como não há duas pessoas iguais.
Entre vários fatores que atuam sobre o ambiente familiar tornando-o mais ou menos agradável e sadio, a comunicação mediante a expressão verbal merece atenção.
Para melhorar o clima na família
Diminuindo as interações negativas, as críticas, o sarcasmo, a ironia e as palavras depreciativas ou torpes. Esta diminuição deve ser buscada, mas é preciso trabalhar o outro lado da mesma questão.
É preciso substituir as palavras torpes (forma inadequada de comunicação) por palavras boas para a necessária edificação!
Quando alguém fala de forma insensível ou descortês com o outro devemos chamar a atenção e lembrar que gostamos de ser tratados com respeito e carinho. Isto vale para os adultos e para as crianças.
As palavras que edificam são as que valorizam o outro, seja o cônjuge, seja um filho. São palavras que encorajam, que incentivam, que motivam o outro a crescer e a ter uma percepção correta de seu valor para a família.
Incluem os elogios, o reconhecimento de qualidades e de habilidades.
Incluem a gratidão, o muito obrigado, o por favor e o com licença. Não há explicação para sermos menos educados e cordiais em casa do que somos no trabalho ou na igreja.
Palavras edificantes incluem o perdão, a oportunidade de aceitar as limitações dos outros, de dar mais do que receber.
Palavras edificantes crescem e florescem num ambiente onde há paz, harmonia e paciência. Onde o amor é valorizado.
Famílias que cultivam o hábito de falar bem uns dos outros e de valorizar os sentimentos alheios fortalecem os laços e se tornam mais firmes diante das crises e das dificuldades.










0 comentários:
Postar um comentário