DISCIPLINA CRISTÃ

I. O QUE SÃO AS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ
Há muitas disciplinas e práticas que nos ajudam nessa caminhada. Cito algumas apenas como exemplos que possam nos encorajar:
o estudo da Palavra; a leitura devocional; a leitura panorâmica da Bíblia; o tempo separado para oração compreendendo a adoração pelo que DEUS e, ação de graças pelo que faz, confissão pelo que temos feito, pedidos por nós e intercessão pelos outros; a oração que dura todo o dia; meditação; jejum regular, aprendendo com a renuncia e dependência de DEUS, também com uma intenção especifica (não como troca de favores) diante de DEUS; anotações de suas experiências com DEUS, num rico registro de nossa caminhada com Ele, altos e baixos, confissões, orações e louvores escritos; dias de descanso que também podem ser separados para planejamento e reavaliação de vida. Enfim, investir nessas e em outras disciplinas deve ter sempre a meta maior de conhecer a DEUS, seu caráter, seu poder, sua vontade, sua verdade, a fim de que possamos viver de acordo com essa verdade. Esse é o alvo e fim das disciplinas cristãs.
II. SÍMBOLOS DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ
Esta é uma pequena amostra dos subsídios para as revistas Lições Bíblicas. – Artigo extraído da revista Ensinador Cristão Nº 34 do 2º trimestre de 2008
Acerca das três figuras que melhor representam as disciplinas da vida cristã, observamos:
O soldado. Para que pudesse combater em prol de sua nação, o soldado precisava se submeter à dura realidade de sua nova vida: treinamentos constantes e perigosos, vigilância, coragem, espírito de corpo, aprendizado de técnicas de combate, primeiros socorros, como se orientar e andar em ambiente hostil e a superação do cansaço. Deveria saber utilizar com eficiência uma espada e um escudo, e também o arco e a lança. Esse homem defenderia sua pátria com todas as suas forças, e seria recompensado à altura: “Não havia dificuldade nos recrutamentos, pois os salários, aumentados pelos impostos locais, eram razoáveis – 1 denário por dia – a alimentação também era razoável – 900g por dia – e ao aposentar-se, cada soldado recebia um lote de terra, geralmente perto das fronteiras do império, onde sua experiência seria de extremo valor no caso de invasão” (Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos, CPAD, pág. 296).
O atleta. O atleta deve ser uma pessoa disciplinada, dedicar seu tempo ao treinamento que lhe dará resistência e o fará conseguir chegar com sucesso a uma coroa. “Os gregos acreditavam que a saúde era tão importante quanto a educação. Na Grécia, havia quatro celebrações de jogos: Ístmicos, Nemeanos, Pítios e Olímpicos, sendo o último o mais importante e realizado a cada quatro anos… corridas curtas eram seguidas de outras longas e depois vinha o pentatlo, composto de saltos, corridas, discos, dardos e lutas. Havia também corridas de carro, boxe, corridas com armaduras e competições entre arautos e corneteiros. As regras para os competidores eram rígidas, e 30 dias antes dos jogos começarem eles se reuniam sob rigorosa supervisão: deviam exercitar-se regularmente, evitar excessos e obedecer a certas regras (1Co 9.25; 2Tm 2.5). Quando um evento terminava, um arauto proclamava o nome do vencedor e de sua cidade. O vencedor ganhava um ramo de palmeira, que mais tarde veio a ser a grinalda feita com folhas de uma oliveira sagrada (1ª Pe 5.4)”, (Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos, CPAD, págs. 312-313).
O agricultor. O agricultor trabalha arduamente a fim de ver os frutos da terra. Precisa ser disciplinado para acordar cedo, trabalhar debaixo de sol ou de chuva, e paciente também, sabendo que é necessário que o tempo passe para que a terra dê seus frutos. “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”, Ec 11.1. Nos tempos bíblicos, o agricultor devia saber utilizar o arado, puxado por uma junta de bois, debulhar (separar) os grãos da palha, utilizar corretamente as provisões de água. Não era um trabalho como o dos nossos dias, onde a tecnologia tem facilitado o trabalho do campo com máquinas e outras engenhocas.
FIGURA
SIGNIFICADO
APLICAÇÃO
PRÊMIO
SOLDADO
Go to fullsize image
Disciplina na aflição
(1 Co 9.7a; 2 Co 10.3-5;Ef 6.10-17)
Resistência e perseverança no sofrimento
Aprovação
do
Comandante
ATLETA
Go to fullsize image
Disciplina no
cumprimento das regras (1 Co 9. 24-27)
Resistência e
perseverança no
que é reto
Coroa
da
vitória
LAVRADOR
Go to fullsize image
Disciplina na paciênciae perseverança
(1 Co 9.7b,10-12)
Resistência e perseverança para colher os frutos
Resistência e perseverança para colher os frutos do labor
III. A EFICÁCIA DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ
As disciplinas cristãs são eficientes para que o crente seja vencedor nas lutas do dia a dia e para que seja um abençoador de todos os que o cercam.
É através da disciplina cristã que o crente se torna um vaso para honra e é usado para grandes obras do Senhor. Ser disciplinado implica em ser diferente, pois o mundo jaz no maligno e a grande maioria dos chamados “crentes” são apenas nominais e não cristãos parecidos com seu mestre. Seja fiel. lute contra seu maior inimigo, você mesmo.
Mensalão CristãoFicamos escandalizados com as notícias do suposto esquema do “Mensalão” – um artifício aparentemente utilizado pelo governo para ganhar a lealdade dos deputados da base governista por meio de pagamentos mensais de somas que totalizam valores astronômicos.
Porém, o que mais deveria nos escandalizar é o “Mensalão Cristão”. Você pensa que ele não existe? Está enganado!

Veja alguns exemplos do “Mensalão Cristão”:
- Toda vez que um cristão vai ao culto por obrigação
- Toda vez que um cristão contribui por obrigação, medo ou apenas costume
- Toda vez que um cristão canta sem prestar atenção na letra
- Toda vez que um cristão vai ao culto apenas para tomar a Ceia
- Toda vez que um cristão faz alguma coisa esperando algo em troca por parte de DEUS
Sim, pagamos o “mensalão” a DEUS para que Ele seja leal conosco, nos abençoe durante a semana e atenda a nossos pedidos de oração. Sim, pagamos o “mensalão” a DEUS para Ele que nos proteja do mal, nos arrume um emprego, cure um parente…
A contabilidade desse “mensalão” será conhecida no Dia do Juízo. Suas mãos estão limpas?
“Portanto, considere a bondade e a severidade de DEUS: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele” (Rm 11.22).

O Velho Carpinteiro
Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família.
Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma ultima casa como um favor especial.
O carpinteiro consentiu, mas com o tempo era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de mão de obra e matérias primas de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. “Esta é a sua casa”, ele disse, “meu presente a você.”
Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira.
Assim acontece conosco.
Nós construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor. Nos assuntos importantes nós não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, nós olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos.
Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente. Pense em você como o carpinteiro. Pense sobre sua casa. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente. É a única vida que você construirá.
Mesmo que você tenha somente mais um dia de vida, este dia merece ser vivido graciosamente e com dignidade. A placa na parede está escrito:
“A vida é um projeto de faça você mesmo.”
Quem poderia dizer isso mais claramente? Sua vida de hoje é o resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado. Sua vida de amanhã será o resultado de suas atitudes e escolhas que fizer hoje. Autor: Desconhecido.
Moral da história. Você colhe o que planta.

O CARPINTEIRO DE NAZARÉ
A profissão de terrena de JESUS era carpinteiro, sua especialidade espiritual é ser carpinteiro de almas.
O carpinteiro encontra uma árvore caída, leva-a para sua marcenaria.
A árvore tem galhos, espinhos, nós e casca grossa.
O carpinteiro retira os galhos, limpa a árvore de todos os espinhos, lixa os nós, tira a casca e aplaina toda a madeira.
Serra, corta, lixa, enverniza, etc…
Faz um lindo móvel e onde tinha nós aparece agora lindas flores.

JESUS, nossos carpinteiro, nos recolheu do mundo onde estávamos caídos e nos levou para sua casa, a igreja.
Nós estávamos cheios de galhos de pecado, de espinhos de inimizade contra DEUS e seu povo, nós de feiúra espiritual e nas feições, éramos verdadeiros cascas grossas de maus-tratos.
O carpinteiro JESUS nos limpou e purificou de todo pecado, nos deu aparência de filhos de DEUS, nos deu amor, nos deus pais, mães e irmãos na casa do Senhor, nos concedeu o ESPÍRITO SANTO e nos reconciliou com o PAI.
Antes olhavam para nós e não viam beleza nenhuma, agora somos a imagem e semelhança de DEUS.
Que trabalho de carpinteiro!

0 comentários:

Postar um comentário